sábado, 14 de janeiro de 2017

O prefeito reeleito José Ronaldo, iniciou 2017 ouvindo as reivindicações dos Conselheiros Tutelares

Ocorreu no dia 13/01, a primeira reunião do Prefeito reeleito José Ronaldo de Feira de Santana com os Conselheiros Tutelares. Participaram da reunião os Coordenadores do Conselho 1 - Nara Ferreira, Conselho 2 - Liamara Souza, Conselho 3- Deyse Lucy e Conselho 4 - Gilsaba Costa e Antônia L. Santos, representante do Fórum Colegiado Nacional dos Conselheiros Tutelares - FCNCT/BA, representando o Presidente da Associação de Conselheiros Tutelares e Ex-Conselheiros Tutelares da Bahia - ACTEBA, Adão Luz.

Os Conselheiros Tutelares pautaram as demandas do órgão, as dificuldades enfrentadas pelos 04 Conselhos Tutelares existentes no município, além da carga horária excessiva, ausência de alguns direitos sociais e a baixa remuneração local equiparando aos municípios com menor número de habitantes.

Feira de Santana conta com uma população de 622 mil habitantes, atualmente possui 04 Conselhos Tutelares, e em 2016 realizou aproximadamente 2.000 atendimentos a população, além das ações de prevenção. O Conselho Tutelar é um órgão de suma importância para município, estando no eixo da proteção e defesa, atua quando há ameaça ou violação de direitos à Criança e do Adolescente: maus-tratos, abuso e exploração sexual, trabalho infantil, negligência, evasão escolar, dentre outros tipos de violência, aplicando as medidas protetivas e encaminhado os casos aos órgãos do Sistema de Justiça: Ministério Público, Judiciário, Defensoria Pública, Delegacias, bem como requisitando serviços nas áreas da segurança pública, assistência social, educação, saúde, trabalho e previdência.

Para a representante dos Conselheiros Tutelares, Antônia Santos, “a iniciativa do prefeito reunir com os Conselheiros Tutelares para ouvir as reivindicações já demonstra o interesse da gestão municipal em garantir os direitos da criança, do adolescente e dos Conselheiros Tutelares”. Disse ainda que José Ronaldo se comprometeu em analisar cuidadosamente a demanda do Conselho Tutelar, finalizando que a reunião foi muito produtiva e que a ACTEBA acompanhará as ações do município visando o fortalecimento dos Conselhos Tutelares.


ASCOM/ACTEBA

.

.